Cáritas Regional Maranhão lança filme “Tribunal Popular do Judiciário”
O filme “Tribunal Popular do Judiciário”, produzido pela Cáritas Regional Maranhão, foi lançado no Cine Cáritas, no dia 12 de novembro, durante o IV Congresso da Cáritas Brasileira. Com a sessão lotada, o filme de 32 minutos emocionou a muitos espectadores, retratando a experiência desenvolvida pela Cáritas maranhense no estado.
“Todo mundo tem medo do poder judiciário, desde o cidadão comum às instituições históricas de luta por direitos e cidadanias”, conta Ricarte Almeida, da Cáritas Regional Maranhão. A experiência do Tribunal Popular do Judiciário, apresentada durante o Congresso da Cáritas, foi inspirada no formato dos tribunais populares já existentes.
Com o objetivo da mobilização popular para uma reflexão sobre o papel e atuação do Poder Judiciário, o Tribunal realizou cinco eventos regionais de apuração e julgamento popular, envolvendo 105 municípios e cerca de 1.200 pessoas, e um Tribunal Popular Estadual, com a participação de 62 municípios e cerca de 1.500 pessoas.
“Entendemos que uma entidade como a Cáritas não pode se confundir com o poder público, mesmo que estejamos executando projetos com ele”, falou Ricarte. Ele explica que a Cáritas incide ao mobilizar as comunidades, mudar a opinião pública e constranger as autoridades.
O Tribunal Popular do Judiciário possibilitou a retomada das grandes mobilizações populares no estado, reaglutinando os movimentos em torno de uma temática comum. Por onde o Tribunal passou, diversos juízes já chamaram as partes de processos, há tempos parados, para acordos e encaminhamentos. Quatro juízes foram afastados pelo Conselho Nacional de Justiça graças às denúncias e a repercussão nacional e internacional da experiência.
Saiba mais informações do Tribunal Popular do Judiciário CLIQUE AQUI.
Fonte: www.caritas.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário