Arquivo do blog

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Fetaema se prepara para comemorar seus 40 anos de fundação


Já começaram as gravações do vídeo documentário, pesquisa da revista impressa, e seleção de fotos para exposição, para celebrar os 40 anos de história da Fetaema.
Foram entrevistados até aqui, o atual presidente da Federação, Chico Sales e o ex delegado sindical da Contag, Francisco Garcia, que foi o responsável pela criação da Federação dos Trabalhadores (as) na Agricultura do Estado do Maranhão, em 1972.
Nas falas, ambos detalharam trechos da história do MSTTR no Maranhão, destacaram lideranças sindicais, falaram do contexto histórico em que a Federação foi formada, apontaram as bandeiras de luta, traçaram uma perspectiva para os próximos anos, entre outros temas, que vamos conferir nos materiais que serão mostrados ao longo deste ano de aniversário de 4 décadas da Federação do Maranhão.
O vídeo documentário e a exposição fotográfica serão apreciados no dia 30 de março, logo após o Conselho Deliberativo, este foi o dia escolhido pela direção da Fetaema, para comemorar seu aniversário. Já a revista será entregue no Congresso dos Trabalhadores (as) do Maranhão, no início de junho.
De acordo com a equipe de pesquisa, formada pela antropóloga, Suely Cardoso, o cineasta e roteirista, Murillo Santos, a socióloga, Ruthiane Pereira, o fotógrafo, Roberto Kzau, o assessor de Comunicação da Fetaema, Barack Fernandes, a proposta é trazer através de narrativas de pessoas que fizeram o MSTTR no estado, uma demonstração das transformações ocorridas no Maranhão através da luta pela mudança no modelo de desenvolvimento rural.
Metodologia da pesquisa
Como procedimentos a serem adotados pela equipe, estão: entrevistas abertas com pessoas indicadas, pesquisa do acervo da Fetaema e de entidades parceiras (atas, fotografias, recortes de jornais, eventos importantes, outros); seleção e recuperação de fotografias históricas para exposição e gravação de depoimentos e imagens para o vídeo.

Um pouco da nossa história!
A Fetaema foi fundada em 2 de abril de 1972, com a participação de 08 dos 12 Sindicatos de Trabalhadores Rurais existentes à época. Desde o início da sua trajetória de vida sempre atuou com muita firmeza na defesa dos interesses da categoria, a Fetaema tem sido uma das entidades da sociedade civil que sempre se colocou na linha de frente das lutas em defesa das transformações sociais. A instituição tem participado de todas as mobilizações em defesa da reforma agrária, dos direitos humanos, preservação e conservação do meio ambiente, política de crédito, previdência social, valorização da juventude do campo e das mulheres trabalhadoras rurais, de combate à violência no campo, dentre outras lutas. Isso tanto no plano nacional - a exemplo do Grito da Terra Brasil e Marcha das Margaridas -, quanto no estadual, como o Grito da Terra Maranhão, Dia D Pela Reforma Agrária, Manifestação Contra a Previdência Social, Salão da Reforma Agrária, dentre outros.

Nossa missão
A FETAEMA tem como missão o compromisso com a defesa de interesses imediatos e históricos da categoria dos trabalhadores e trabalhadoras rurais; a luta por melhores condições de vida e trabalho; e o engajamento no processo de transformação da sociedade brasileira, tendo a perspectiva de uma sociedade sem exploração, onde impere a democracia política, social e econômica.

Frentes de lutas
Para consolidar a sua luta permanente contra o modelo de desenvolvimento excludente, concentrador de rendas e de riquezas, a Fetaema vem mobilizando a classe trabalhadora rural para avançar na consolidação do Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário priorizando as seguintes políticas:
¤ Reforma Agrária ampla e massiva; 
¤ Agricultura Familiar forte e valorizada;
¤ Previdência Social com regras de contribuição e de acesso aos benefícios no Regime Geral da Previdência; 
¤ Saúde de qualidade para trabalhadores e trabalhadoras do meio rural
¤ Educação do Campo, apropriada à realidade das comunidades rurais; 
¤ Melhores condições de vida e de trabalho para Assalariados Rurais, tendo os seus direitos trabalhistas garantidos;
¤ Fortalecimento da luta das mulheres trabalhadoras rurais
¤ Capacitação e a geração de trabalho e renda para a juventude do campo
¤ Segurança e Paz no campo
¤ Vida digna e de qualidade às famílias do campo


Nenhum comentário:

Postar um comentário