Arquivo do blog

domingo, 1 de abril de 2012

MARANHÃO: Estado passará por reforma política


Logo que retornar da viagem aos Estados Unidos, onde se juntou à comitiva da presidente Dilma Rousseff (PT), a governadora Roseana Sarney (PMDB) deverá anunciar uma grande reforma na máquina administrativa do estado. Será a primeira do seu governo. Fusões e desmembramentos de secretarias estão previstos na mexida que a governadora fará na estrutura, aproveitando o desfalque na equipe de nomes que concorrerão à cargos eletivos no pleito de outubro deste ano.

Antes da viagem aos EUA, a governadora deixou sob a responsabilidade do secretário de estado de Assuntos Políticos, Hildo Rocha, informar aos titulares de pastas do governo sobre o prazo de desincompatibilização, segundo o calendário eleitoral até 3 de abril, aos quie desejarem participar das eleições. Rocha confirmou que a governadora Roseana Sarney deve iniciar a reforma política nas secretarias quando retornar à capital maranhense.

"O prazo de desincompatibilização varia, dependendo do cargo ocupado, mas a governadora orientou que todos os interessados, sejam secretários, diretores de autarquias ou de outras representações estaduais, se exonerem até essa data", comentou. 

Hildo Rocha não citou nomes, mas afirmou que vários membros da administração pública estadual já manifestaram intenção de concorrerem às eleições de outubro. 

Em nota, a Secretaria de Comunicação de Estado de Comunicação Social (Secom), informou que, durante a ausência da governadora, em caso de mudança de gestão nas secretarias, os titulares serão substituídos interinamente pelos respectivos adjuntos. A Secom esclareceu ainda que a única posse prevista durante esse período é a do deputado Carlos Filho (PV) que assumirá a Secretaria de Juventude em substituição a André Campos que estava à frente da pasta, que vai se afastar para concorrer a vaga de vereador. O adjunto da pasta, Ruy Pires, também tomou a mesma direção, para disputar a mesma vaga.

Segundo fontes palacianas devem sair para candidatar-se o secretário de Articulação de Políticas Públicas, Israel Ferreira, que concorrerá a uma vaga na Câmara de São Luís. Também devem desincompatibilizar-se do cargo os secretários de Desenvolvimento Social, Chico Gomes, para disputa a prefeitura de Viana; de Assuntos Estratégicos, Alberto Franco, que concorrerá a prefeitura de Cururupu; de Desenvolvimento Agrário, Conceição Andrade; e de Cultura, Luiz Henrique Bulcão. 

Ainda de acordo com a fonte próximo à governadora, na reforma será criada uma super-secretaria de combate à pobreza, resultado da fusão das secretarias de Desenvolvimento Social, de Desenvolvimento Agrário, de Articulação de Políticas Públicas e de Assuntos Estratégicos. O nome mais provável para ocupar a pasta da poderosa secretaria é do engenheiro Fernando Fialho.

Além da mudança de nomes na direção das secretárias, a governadora também decidirá sobre a necessidade de fusão e desmembramento das pastas como a Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão. A pasta poderá ser dividida em Secretaria de Planejamento e Secretaria de Administração. Uma equipe designada pela governadora está realizando estudos sobre a viabilidade das mudanças. 

Fonte: O Imparcial

Nenhum comentário:

Postar um comentário