Arquivo do blog

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Amigos se despedem de Tinoco


velório tinoco (Foto: Paulo Toledo Piza/G1)
O corpo do cantor sertanejo José Perez, mais conhecido como Tinoco, era velado desde as 10h desta sexta-feira (4) no Cemitério da Quarta Parada, no Belém, Zona Leste de São Paulo. O enterro está programado para às 17h, no Cemitério da Vila Alpina, também na Zona Leste. Tinoco morreu nesta madrugada no Hospital Municipal Ignácio de Proença de Gouvêa, na Mooca. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, ele deu entrada no hospital na noite desta quinta (3) com insuficiência respiratória e morreu à 1h42. Tinoco tinha 91 anos. Por volta das 11h30, familiares, amigos e fãs de Tinoco velavam o corpo do artista.
Dezenas de parentes, amigos e fãs foram até o velório na manhã desta sexta. O aposentado Elcio Perez, 66 anos, um dos seis filhos de Tinoco, falou sobre a humildade do pai e sua paixão pela roça no velório. “Meu pai amava o sertão, trazia o sertão junto dele. Era isso que ele cantava. Não era da boca para fora”, afirmou. “Meu pai era feliz na roça. Terra, para ele, era sagrada, era para cultivar. Por isso ele não queria ter fazenda, para deixar parada.”
Perez contou que o pai era um entusiasta da música em geral, e gostava também de outros gêneros, como o rock. “Meu pai gravou músicas do Raul Seixas. Ele sempre falava de músicas boas, ele apreciava muito isso.”
O filho também relembra as lições deixadas por Tinoco. “Sempre nos ensinou a ser humilde, porque assim, você sempre vence”. Perez afirma que o pai sempre foi muito querido e bem recebido em todos os lugares. “Mas ele sempre foi muito humilde, ele queria era ser recebido como lavrador, não como rei.
”Tinoquinho, filho adotivo de Tinoco, fez dupla com o pai após a morte do Tonico e também esteve presente no velório nesta tarde. Ele foi cumprimentado por diversos fãs e parentes, que cantaram músicas do cantor enquanto ele esteve no cemitério. “Ele mereceu tudo isso, porque ele praticou o amor”, disse Tinoquinho. “Ele não nos deixou, ele se perpetuou. Ele é um ícone da música.”
Segundo o filho adotivo, uma das grandes lições deixadas por Tinoco foi a de que as pessoas devem que se cuidar. “Ele dizia que a gente tem que se preparar como um atleta. Este homem era uma fera, por isso que viveu até os 91”, disse.
O corpo do cantor será enterrado no Cemitério da Vila Alpina, onde está enterrada sua segunda mulher, morta há alguns anos. “Ele foi definhando quando ela morreu. Nunca retornou ao normal, perdeu o chão. Ela veio buscá-lo. O aniversário dela foi ontem, fico até arrepiado”.
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário