Arquivo do blog

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Presidente do Sindicato dos Trabalhadores(as) Rurais de Pedreiras passa por cirurgia de CATETERISMO em Teresina

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Pedreiras, o Sr. João José da Silva conhecido por JOÃO POR DEUS  passou por uma cirurgia no dia 18 deste Mês (maio). Até a presente data o paciente ainda se encontra na UTI, e a perspectiva é que nos próximos dias ele já estejam na enfermaria apenas para recuperação.
O exame realizado é chamado de cataterismo, entendo um pouco deste processo.

CATETERISMO CARDÍACO

O que é: 
Exame cardiológico invasivo feito para diagnosticar ou corrigir problemas cardiovasculares, como por exemplo, a visualização de um estreitamento, geralmente formado por uma placa de gordura, na artéria coronária. 

Lateral de uma artéria coronária com diferentes graus de obstrução, desde um estreitamento localizado (espasmo) até à oclusão total e como conseqüência o desenvolvimento do infarto do miocárdio 

Como é 
O médico faz um corte de 2 a 3 centímetros de largura próximo à prega do cotovelo, no braço direito ou esquerdo, e seleciona um vaso sangüíneo (veia ou artéria). Também pode ser feito pela virilha. 
Por esse corte é introduzido o catéter (sonda de 2,7 milímetros de diâmetro e um metro de comprimento), que percorre o vaso até chegar ao coração. 
Pelo catéter é injetado um líquido chamado de contraste radiológico que permite visualizar, por meio de um aparelho de raio-X, os vasos e cavidades do coração. 
As imagens internas do coração e/ou vasos são registradas com tecnologia digital (vídeo digital e/ou câmara multiformatos lazer) que auxiliam na análise posterior do exame. 

O cateter é introduzido pela artéria do braço ou pela virilha até chegar ao coração. 

Equipe durante intervenção

O cateterismo é realizado por uma equipe composta de técnico de raios X, enfermeira(o) especialmente treinada(o) e dois cardiologistas com experiência em procedimentos de cardiologia intervencionista. 
Dura entre 30 e 60 minutos, em média, conforme o procedimento realizado. 

Feito na sala de cateterismo, com o paciente acordado (anestesia local), deitado sob um aparelho de raio-X. Só em criança é usado anestesia geral para evitar agitação.

Como se preparar 
Fazer jejum de quatro horas antes do exame. 

Em geral, não é necessário suspender os medicamentos em uso. 

Procurar repousar antes do exame. 

Recuperação 
Alta hospitalar que varia de 30 minutos a 24 horas, dependendo do procedimento 

Não dobrar o braço (ou a perna) durante seis horas. 

Ingerir líquidos em maior quantidade. 

Retirar o primeiro curativo depois de 12 a 24 horas. 

Limpar o local duas vezes ao dia e cobrir com curativo leve. 

Retirar os pontos depois de sete dias. 


É indicado para: 
mostrar obstruções das artérias que irrigam a musculatura do coração (coronárias); 

quantificar alterações do funcionamento das válvulas e do músculo cardíacos; 

esclarecer alterações anatômicas não confirmadas por outros exames; 

mostrar em detalhes uma malformação congênita; 

desobstruir artérias e válvulas. 


Variações terapêuticas 
Angioplastia : 
Desobstrução de artéria coronária ou ponte de safena que esteja comprometida por uma placa de gordura ou um coágulo. É feita usando-se um balão que, posicionado e inflado no ponto de estrangulamento, restitui a circulação no vaso. 


Stent coronário : 
Fixação de uma tela de aço inoxidável na parede interna do vaso desobstruído durante a angioplastia, para impedir novo estrangulamento. 


Valvoplastia : 
Desobstrução de válvulas cardíacas (pulmonar e mitral) por meio de um ou mais balões infláveis, normalizando a livre circulação do sangue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário