Arquivo do blog

terça-feira, 8 de maio de 2012

Último dia para o eleitor requerer o título eleitoral ou transferência de domicilio


A transferência vale para mudança de município e também para aqueles que desejam alterar apenas o local de votação no mesmo município
Termina nesta quarta-feira (9) o prazo para requerer o alistamento eleitoral e também a transferência de domicilio. Eleitores com idade de 15 anos, que completam 16 até o dia sete de outubro, poderão solicitar o alistamento eleitoral, ou seja, emitir o primeiro titulo de eleitor.
O voto para essa faixa etária não é obrigatório, porém os jovens brasileiros, preocupados com o futuro da nação, atenderam o clamor popular e compareceram em massa aos cartórios eleitorais. Rio de janeiro, São Paulo e Minas Gerais são os estados que registram maior movimento de jovens a procura do título.
De acordo com o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), esse aumento deve-se também ao fato de o órgão ter intensificado, no rádio e na TV, uma campanha de esclarecimento para incentivar os eleitores de 16 a 18 anos a tirar o título e exercer o direito ao voto.
Transferência
Termina nesta quarta-feira também o prazo para o eleitor solicitar a mudança de domicílio eleitoral. A transferência vale para mudança de município e também para aqueles que desejam alterar apenas o local de votação no mesmo município.
Portadores de necessidades especiais
O dia 9 de maio também é o prazo final para o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida solicitar sua transferência para uma seção eleitoral especial.
Após o dia 09 de maio de 2012 apenas a operação de emissão de segunda-via do título eleitoral estará disponível aos eleitores.
Documentação
Para tirar o título de eleitor, basta procurar um cartório eleitoral com um documento de identidade com foto e comprovante de residência, não é necessário o pagamento de taxas, o título é gratuito.
Informações adicionais poderão ser obtidas junto a Ouvidoria Eleitoral do TRE-RO através do número 148.
Fonte: Jusbrasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário