Arquivo do blog

sexta-feira, 18 de maio de 2012

VERGONHA NACIONAL: CPI poupa Delta e também políticos de investigação

Governadores e parlamentares ficaram livres da quebra de sigilo

A CPI do Cachoeira livrou, ontem, governadores e parlamentares da quebra dos sigilos bancário, fiscal e telefônico e de serem convocados a explicar suas relações com o empresário Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira. A empreiteira Delta, apontada pela Polícia Federal como braço financeiro do esquema, também não terá seus sigilos quebrados nacionalmente, por falta de indícios, no entendimento da maioria da comissão. A CPI livrou ainda da investigação o presidente licenciado da empreiteira, Fernando Cavendish.
Os deputados e senadores aprovaram apenas a quebra do sigilo da empresa Delta na região Centro-Oeste, além dos sigilos de pessoas sem foro privilegiado que assessoravam Cachoeira e já foram investigadas pela Polícia Federal. A votação foi orquestrada pelo PT e PMDB, que comandam a CPI, e contou com ajuda da oposição. O relator, deputado Odair Cunha (PT-MG), sequer colocou em votação os requerimentos acerca dos governadores e da Delta nacionalmente. Esses requerimentos só devem constar na pauta da CPI no dia 5 de junho.
O deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP) e Fernando Franceschini (PSDB-PR), da oposição, apoiaram a proposta de adiar a discussão. Nós não vamos fazer devassa, afirmou o deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP). A generalização cheira a devassa, complementou o deputado Paulo Teixeira (PT-SP). Conforme a Folha de S.Paulo antecipou na edição de ontem, foi feito um acordão entre caciques do PT, PMDB e PSDB para poupar os governadores Marconi Perillo (PSDB-GO), Agnelo Queiroz (PT-DF) e Sérgio Cabral (PMDB-RJ). No pacote dos governistas entrou ainda a preservação da Delta nacionalmente, que tem obras com o Governo Federal.
Reuniu-se um grupo numa sala e decidiram quem vai morrer. O Rio de Janeiro está enterrado até a alma. O que vamos dizer?, afirmou a senadora Kátia Abreu (PSD-TO). Na minha opinião, estamos convocando os bagrinhos da história. Os importantes estão de fora, complementou. Dá impressão de estarem selecionando alvos por orientação política partidária, criticou o senador Álvaro Dias (PSDB-PR). É um mal começo desta CPI, disse o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), um dos poucos a insistir na convocação dos governadores. Estamos amarelando, afirmou o senador Pedro Taques (PDT-MT).
Fonte: Jusbrasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário