Arquivo do blog

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Avião de Beira-Mar é doado ao governo do Paraná

 O governador Beto Richa recebeu na quarta-feira (13), em Curitiba, uma aeronave doada ao Governo do Estado pelo programa Espaço Livre, de remoção de aviões sob custódia do Poder Judiciário. O avião foi entregue pela corregedora nacional de Justiça, ministra Eliana Calmon. Durante a cerimônia, Richa também assinou um termo de cooperação técnica com o Programa Espaço Livre Automóveis, que prevê a destinação para serviços judiciários de veículos apreendidos que estão nos pátios da Receita Federal, do Detran e de delegacias do Estado.

“Veículos e aeronaves que serviam à contravenção, com fins ilícitos, passam a servir à sociedade”, disse Richa. Segundo o governador, a aeronave doada ao governo vai tornar mais ágil o deslocamento de pessoas que precisam de atendimento médico de urgência, em hospitais de grandes centros.

O avião – um modelo Beechcraft Baron 58, matrícula PT-WSA, com capacidade para seis pessoas (dois tripulantes e quatro passageiros) – foi apreendido pela Polícia Federal em 2001, próximo a Cuiabá, no Mato Grosso. Estava sendo utilizado a mando do traficante Luiz Fernando da Costa, Fernandinho Beira-Mar, para transportar 488,5 quilos de cocaína do Paraguai para os estados do Rio de Janeiro e São Paulo.

A partir de agora, será utilizado pelo Grupamento Aeropolicial e Resgate Aéreo do Paraná (Graer-PR) em ações de saúde, com o transporte aeromédico e de órgãos para transplante, e de segurança pública, no combate à criminalidade. O uso será compartilhado com tribunais do Estado do Paraná.

“Temos que fazer uma administração compartilhada, já que administrar os recursos com eficiência é objetivo comum de todos os órgãos de governo”, disse a ministra Eliana Calmon. Ela informou que o Paraná receberá, ainda sem data definida, outra aeronave para auxiliar o trabalho de corregedores estaduais. A Corregedoria Nacional de Justiça já entregou cinco aviões e tem programada a entrega de outros 14 ainda neste ano.

O secretário de Estado da Segurança Pública, Reinaldo de Almeida Cesar, disse que o avião vai contribui para as atividades do Paraná Seguro, programa anunciado em 2011, que reúne uma série de medidas para melhorar as estruturas das polícias Civil e Militar no combate à criminalidade, à violência e ao tráfico de drogas. “A integração das instituições contribui para o fortalecimento das ações de segurança pública no Estado”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário