Arquivo do blog

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Tráfico de Drogas: Brasileiro é condenado a Pena de Morte na Indonésia

Embaixador do Brasil na Indonésia diz que governo do país disse que fuzilamento de brasileiro preso por tráfico ainda não tem data

O embaixador do Brasil na Indonésia, Paulo Alberto Da Silveira Soares, disse que a execução do brasileiro Marco Archer Cardoso Moreira, ainda não está marcada. Soares disse que se encontrou com o procurador-geral indonésio, Basrif Arief, que desmentiu as informações dadas pelo jornal local “The Jakarta Post” há uma semana.

Segundo publicação, Moreira seria morto por fuzilamento em “um futuro próximo”. A reportagem foi publicada na última quarta-feira. Soares afirmou ainda que o governo indonésio prometeu informar os canais diplomáticos assim que a data for marcada.

O brasileiro está preso desde 2004 na Indonésia, quando foi pego tentando entrar no país com 13 kg de cocaína escondidas na armação de um paraglider. Na Indonésia, tráfico de drogas é punido com pena de morte.

Moreira é instrutor de voo e alegou que levava a droga para pagar as contas de um hospital em Bali, onde fez um tratamento após uma queda de parapente, em 1997.

Clemência 

Desde a prisão de Moreira, diversas ações do governo brasileiro foram realizadas para impedir a execução do acusado. Em 2005, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou um pedido de clemência ao governo indonésio alegando que o tráfico de drogas é considerado um crime grave no Brasil, mas que o país era contra a pena de morte em qualquer situação. 

Em 2008, o presidente da Indonésia, Susilo Bambang Yudhoyono, recusou o segundo pedido de clemência feito pelo governo brasileiro.

Amigos de Moreira criaram uma petição online pedindo a clemência e a conversão de sua pena de morte. “Entendemos que a punição a que nosso amigo Curumim [como é chamado pelos amigos] foi condenado é cruel e desumana”.
Fonte: Band.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário