Arquivo do blog

quinta-feira, 26 de julho de 2012

VERGONHA: Emissão de carteira de identidade no Estado continua Suspensa


Cidadãos que precisam de 2ª via do documento se dizem prejudicados. Novo modelo de procedimento deverá ser adotado em breve, diz Governo. 

Continua suspensa a emissão de carteira de identidade, no Maranhão. O serviço foi suspenso na última quinta-feira (19), quando entrou em vigor a gratuidade na emissão da primeira via do documento em todo o país.

No posto da Secretaria de Segurança Pública do Viva Cidadão, na Praia Grande, os guichês estão vazios e os funcionários de braços cruzados. No Viva Cidadão do João Paulo a situação é a mesma, serviços de emissão de carteira de identidade estão suspensos e não há informação de quando voltarão à normalidade.
O bancário Vinícius Torres Libório tem uma viagem marcada para a Argentina na próxima semana e precisa de uma via da carteira de identidade emitida pelo menos nos últimos 10 anos. Ele pagou a taxa de R$ 22,50 em uma das unidades do Viva Cidadão, mas não consegue a segunda via do documento. “De sexta-feira passada (20) até agora recebo a mesma resposta de que o sistema está fora do ar e não tem previsão de voltar. Lá para onde eu vou só é exigido a carteira de identidade com menos de 10 anos de expedição, mas como em todo lugar, é aceito também o passaporte. Então tive que dar entrada no passaporte, pagando a tarifa de R$ 156,00 para poder entrar com algum documento válido”, contou o bancário.
Os serviços estão suspensos desde que foi aprovada a gratuidade da primeira via da carteira de identidade em todo país, no último dia 19. No Maranhão, a emissão de documentos é de responsabilidade da Secretaria de Segurança Pública do Estado que terceirizava o serviço e repassava os valores para a empresa contratada. Em nota à imprensa, o Governo do Estado informou que as secretarias de Segurança e de Planejamento e Orçamento estão estudando um novo modelo de procedimento da emissão da carteira de identidade que deverá ser adotado em breve.
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário