Arquivo do blog

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Mandioca – Raiz do Brasil: O filme


De norte a sul do país, a mandioca figura na mesa dos brasileiros de diferentes formas. Frita ou cozida, protagonista ou coadjuvante de receitas, não há dúvidas de que é uma das paixões nacionais. No documentário, são apresentados os usos e influências da mandioca, e até sua possível história. Os índios Kiriris de Mirandela – do município de Banzaê (BA) – invocam a lenda indígena de Mani do surgimento da raiz e sua presença entre os povos indígenas, primeiros consumidores da mandioca em forma de beiju ou farinha.
Filmado nos municípios baianos de Santo Antônio de Jesus, Tancredo Neves, Vitória da Conquista, Entre Rios e Banzaê, além de Salvador, o filme traça um panorama da mandioca na culinária brasileira desde os tempos coloniais até hoje. E também mostra a apropriação do vegetal e seus derivados pela culinária dos colonizadores europeus, que antes só conheciam e consumiam o trigo.
Além das entrevistas, a música atua como elemento condutor, unindo os universos do campo e da cidade com cenas das casas de farinha e dos mercados municipais ou feiras livres (Vitória da Conquista, Cruz das Almas, Santo Antônio de Jesus), onde são retratados os consumidores e os pequenos agricultores.
Produzido por Gurgel Oliveira, Mandioca – Raiz do Brasil tem 54 minutos de duração.
Fonte: Rede Jovem Rural

Nenhum comentário:

Postar um comentário