Arquivo do blog

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Veja os benefícios dos alimentos orgânicos


Você já parou para pensar no que exatamente você e sua família comem diariamente? Na quantidade de agrotóxicos que são utilizados para produzir uma maçã grande e bonita, ou no quanto de hormônios as aves das granjas ingerem para produzir ovos tão grandes? Já parou para pensar que você, mesmo que indiretamente, também ingere tudo isso? E que seu bebê, que consome 4 vezes mais frutas do que você, também ingere quatro vezes mais produtos químicos que você? Já pensou nisso? Então talvez esteja na hora de parar para pensar e conhecer as vantagens de consumir alimentos orgânicos.

O que é a agricultura orgânica?

É aquela onde os alimentos são produzidos sem o uso excessivo de produtos químicos, utiliza solo fértil, com rotação de culturas, adubos e fertilizantes naturais e os alimentos produzidos são mais nutritivos e saborosos que os convencionais. Além disso a cultura orgânica proíbe o uso de alimentos geneticamente modificados. Os animais criados nessas fazendas tem espaço para se movimentar, não recebem hormônios de crescimento e são alimentados de forma saudável.

Quais são os benefícios?

A principal vantagem desses alimentos, além de serem mais nutritivos, é que são definitivamente mais saborosos. Mas também há benefícios ambientais, para os animais e até para quem trabalha nas fazendas.
  • Benefícios para a saúde: O consumo regular de alimentos orgânicos evita o consumo de pesticidas e agrotóxicos utilizados em produções convencionais. Os animais dessas fazendas não recebem antibióticos e hormônios, e por isso nós também não os consumimos.
  • Benefícios ambientais: A agricultura orgânica protege o planeta. Evita o desgaste e poluição do solo, promove um ecosistema equilibrado, já que serão necessários todos os predadores naturais das pragas para evitar a proliferação das mesmas. Não contamina rios, solos e os animais como pássaros que são afetados pelos produtos químicos das plantações normais.
  • Benefícios para animais e homem: A agricultura orgânica é considerada sustentável, pois os trabalhadores e os próprios animais não ficam expostos a toxinas perigosas, fazendo seu próprio trabalho ser perigoso. Os animais não ficam confinados em minúsculos espaços sujos, próprios para a proliferação de doenças, que faz com que eles recebam doses regulares de antibióticos para combatê-las. Pelo contrário, eles são tratados como prioridade, em condições de vida de animais saudáveis, com espaço, limpeza e liberdade para se comportarem como animais, quando um fica doente é tratado individualmente, afastando-o dos demais até que melhore.
A agricultura sustentável protege o meio ambiente, os animais e sobretudo os seres humanos, acredita-se que o aumento da procura por esse tipo de alimento incentivará mais a produção deles, fazendo com que essa forma de cultivo se estabeleça e um dia substitua a forma de produção convencional, fazendo assim todos terem o direito de uma alimentação mais saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário