Arquivo do blog

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Com praias poluídas e centro histórico abandonado hotéis da capital registra baixa ocupação


As praias da capital sempre garantiram a lotação dos hotéis nos meses de dezembro e janeiro. Mas este ano o que acontece é diferente: pouca movimentação nas portas dos hotéis. Sinal de poucos turistas na cidade.
Os hotéis e pousadas de São Luís registrados na Associação Brasileira de Indústria Hoteleira (ABIH Nacional) estão com as taxas de ocupação bem abaixo do que era esperado para este período.
Por enquanto a média de ocupação no mês de dezembro e de reservas até a primeira semana de janeiro está em torno de 55%. Bem diferente do ano passado, quando nesta mesma época a média de ocupação de 85 a 90%.
O gerente de um hotel localizado na orla marítima de São Luís disse que teve que investir no público da cidade com pacotes de festa e hospedagem. O objetivo é atrair as pessoas que não querem dirigir para voltar para casa depois da festa de Réveillon. “Apesar dos incentivos, mesmo assim é quase 20% menor que no ano passado”, disse Armando Ferreira.
O presidente da ABIH em São Luís explicou que as reportagens nacionais negativas influenciaram a queda de turismo no Maranhão. “A situação da BR-135 cria um problema de acessibilidade muito sério. Aeroporto, Cujupe... Então nós temos esse problema de acesso muito sério que está sendo resolvido, mas que ainda não alcançou um nível de aceitação pelo turista. Tudo isso cria uma expectativa para o turista, porque ele vai ter dificuldade para chegar em São Luís, ele não poderia ir a uma praia porque estava interditada. E faltou divulgação pelos órgãos públicos que promovem o destino”, afirmou José Antônio Barros Filho.
O principal motivo da queda do turismo em São Luís está relacionado à interdição das praias, que por quatro meses ficaram impróprias para o banho Agora as placas dizem que o mar está próprio para um mergulho novamente.
Fonte: Folha Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário