Arquivo do blog

terça-feira, 30 de abril de 2013

ASEMART começa bem

*EngºAgrº Aldo Gomes

         A Associação dos Secretários Municipais de Agricultura da Região do Território da Cidadania do Médio Mearim I - ASEMART nasce e já começa a dar os primeiros passos, manifestando, antes que pudéssemos esperar, uma personalidade própria, o que ficou patente na 3ª Reunião da entidade em Bernardo do Mearim, na Casa da Família, dia 26, 6ª Feira. São 16os municípios que compõem a ASEMART. São eles Pedreiras, Trizidela do Vale, Bernardo do Mearim, Igarapé Grande, Poção de Pedras, Esperantinópolis, São Roberto, São Raimundo do Doca Bezerra, Lago dos Rodrigues, Lago do Junco, Lago da Pedra, São Luís Gonzaga, Lima Campos, Capinzal do Norte, Santo Antônio dos Lopes e Joselândia. Cada reunião mensal de trabalho é realizada em um dos municípios, até que todos tenham sediado esses eventos, que são coordenados pelo secretário de agricultura de Pedreiras e uma equipe técnica e administrativa da SEAP. Esta equipe compõe a comissão provisória para atuar na efetivação das atividades iniciais, até a eleição da Diretoria Executiva.

A primeira reunião foi realizada em Pedreiras, a segunda em Igarapé Grande e a quarta será em São Roberto, quando trataremos de eleição da Diretoria, Regimento Interno e alguns programas comuns aos municípios da região, que necessitem de um tratamento de caráter urgente.

Ainda quanto à reunião de Bernardoa Prefeita Eudina Costa Pinheiro, a Vice-Prefeita Sandra Silva Nascimento, o engenheiro civil e ex-vice-prefeito Totota Pinheiro, manifestaram um entusiasmo especial e contagiante com a criação da ASEMART garantindo apoio no que se fizer necessário e que esteja ao alcance do município, através da prefeitura, representada nessa área pela secretaria de agricultura, que teve como titular o não menos motivado secretário James Cláudio.

Entre os assuntos que se sobressaíramestão o PGPM – Programa de Garantia de Preço Mínimo, que teve a participação do Secretário de Agricultura de Poção de Pedras, Sr. Matias Sousa do Nascimento e o de Bernardo do Mearim, James Cláudio Alves da Silva, que falaram aos demais sobre o andamento do programa em seus municípios, sendo que os dois apresentaram-se mais adiantados na região, tendo Poção de Pedras cadastrado mais de 200mulheres quebradeiras de coco babaçu para encaminhamento  dos documentos à CONAB - Companhia Nacional de Abastecimento, que garantirá um preço justo para a  comercialização das amêndoas a essas trabalhadoras da agricultura familiar. Um tanto suscintamente foram discutidos assuntos como o PAA/PNAE e o assessor técnico José Luís da Silva Bezerra Filho lembrou a todos que o MPA – Ministério da Pesca e Aquicultura prorrogou o prazo de recebimento dos projetos de aquisição do trator de esteiras e escavadeira hidráulica para o Programa da Pesca e Aquicultura até 30 de abril e que o prazo já está se esgotando.

Enfim, todos os secretários e assessores presentes, como o assessor técnico da SEAP – Técnico em Agropecuária, José Sousa de Andrade falaram um pouco sobre as atividades produtivas e estruturais em andamento e a troca de experiências já se constituiu um ponto de grande relevância da ASEMART, que dá sinais inequívocos de uma grande atuação que vai com certeza contribuir para maior visibilidade dos municípios e respectivas secretarias de agricultura, que desta forma começa o resgate da sua inquestionável importância no contexto do desenvolvimentomunicipal e regional sustentável.

*Secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca de Pedreiras.
29/04/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário